Orkut YouTube Facebook Reverbnation LastFM MySpace Twitter

domingo, 8 de julho de 2012

Entrevista Nando Mello no site Arena Heavy

Baixista da banda Hangar desde 1999, Nando Mello concedeu uma entrevista ao Arena Heavy onde relembra as fases da banda, fala do MOA e das inovações que o Hangar trouxe para a cena metal do Brasil. Confira.    

Por: Lizane Sabec


Arena Heavy: Como é o seu processo criativo de composição?

Nando Mello: Pensando em músicas desde o ínicio da composição, quase 100% são feitas no violão. Músicas como To Tame a Land ou When the Darkness Takes You são exemplos disso. Depois tem algumas partes que nascem de simples instrumentais, por exemplo a sequência de acordes iniciais de Infallible Emperor 1956 que foi feita antes mesmo de eu entrar no Hangar. Às vezes eu contribuo somentetraduzindo uma ideia, como aconteceu com Solitary Mind e Haunted by Your Ghosts que vieram através do Aquiles e eu apenas saquei o que ele queria através de uma sequência de acordes e até mesmo inversões. Mas o grande barato mesmo é que nos desprendemos e dividimos a composição sempre entre a banda. Cada um dá uma contribuição própria e a soma de todos é que faz a verdadeira composição do Hangar. Outro detalhe que pouca gente sabe é que gosto muito de criar ou tentar criar músicas em português mesmo, tocadas no violão. Uma coisa bem intimista que eu guardo com muito carinho e faz parte das minhas raízes musicais de longo tempo. Coisas que eu escutava a muito tempo como Beto Guedes, Kleiton e Kledir, Roupa Nova, 14 Bis, Milton Nascimento. Acho legal esse lance de tocar violão e cantar, embora eu seja um péssimo cantor.

Arena Heavy: O que você almeja profissionalmente?

Nando Mello: Pensando como artista de uma banda de heavy metal consegui muito reconhecimento nos últimos quatro anos. O  retorno que tenho do trabalho com a banda tem sido gratificante, tanto de fãs da banda quanto de empresas apoiadoras do que faço. Eu sempre fui uma pessoa que trabalha para chegar até um determinado objetivo. Estou trabalhando para manter isso e levar adiante a minha banda que é o Hangar. Estou tentando ser um profissional eclético. Sou muito ligado em escrever, tenho um blog onde tento colocar esses textos, em geral sobre música. Tenho outras atividades que não são as de baixista, mas estão dentro do cenário musical. Eu almejo profissionalmente ser um cara completo. Não me passou em nenhum segundo pela minha cabeça desde 1999 quando entrei na banda que eu seria apenas o baixista de uma banda de metal. Esse mes lanço o meu site www.nandomello.net onde coloco bem essa questão na própria estrutura do site, desenvolvido pelo meu amigo João Duarte da Jduarte Design. Lá estão todas as minhas aspirações reunidas, desde baixista do Hangar até a divisão das minhas opiniões através do blog, passando pela parte que eu chamo de “empresa”, que é uma das partes que eu mais gosto. 

Arena Heavy: Quais são seus planos para o segundo semestre de 2012?

Nando Mello: Estaremos lançando o DVD “Hangar Haunted by your Ghosts in Ijui – RS“ em setembro. Ainda em setembro temos a Expomusic em São Paulo, onde sempre temos muitas atividades. Tenho também vários workshops, aulas, master classes e palestras com o Aquiles já agendadas por todo o Brasil. Em agosto estaremos no Rio Grande do Sul e em setembro no Nordeste. Em novembro temos um show do Hangar agendado para Goiânia. Se tudo der certo nesse semestre começamos a desenhar o que será o novo CD do Hangar para 2013.

Confira Entrevista Completa em: http://arenaheavy.com.br/index.php?pagina=1535

0 comentários: